Voluntários serviram mais de 200 mil refeições a sem-abrigos do Porto em 2023

Voluntários serviram mais de 200 mil refeições a sem-abrigos do Porto em 2023
Bruno Ferreira | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

Quinze organizações voluntárias entregaram mais de 224 mil refeições a pessoas em situação de sem-abrigo na cidade do Porto o ano passado, fruto de um investimento de 1,17 milhões de euros, revelou esta quarta-feira uma das entidades.

Em comunicado, a Paróquia Senhora da Conceição Porto esclarece que, em 2023, foram servidas 224.184 refeições na cidade, tendo por base dados de 15 entidades voluntárias que integram o eixo 6 (voluntariado) do NPISA - Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo.

A rede municipal de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo integra 63 entidades da cidade e divide-se em seis eixos de ação: acompanhamento social, emprego e formação, habitação, participação e cidadania, saúde e voluntariado.

No último ano, cerca de 46 mil voluntários das 15 entidades somaram 16.385 horas de trabalho em rondas e 1.392 saídas.

Foram também mobilizados 4.415 voluntários, dos quais 93 foram contratados a tempo inteiro.

As refeições servidas representam um investimento de 1,17 milhões de euros, sendo 5,20 euros o valor por refeição, um aumento comparativamente a 2022, em que o preço por refeição se fixava em 4,90 euros.

A par das refeições servidas pelas entidades, na cidade do Porto os três restaurantes solidários, financiados pelo município, serviram 170 mil refeições, fruto de um investimento superior a 760 mil euros.

Somados os dados, na cidade do Porto foram servidas 394.184 refeições a pessoas em condição de sem-abrigo, fruto de um investimento superior a 1,9 milhões de euros.

+ notícias: Porto

Queima das Fitas do Porto arranca sábado com programa composto por cerca de 50 artistas e atividades

A Queima das Fitas do Porto arranca no sábado, contando com um programa composto por cerca de 50 artistas e atividades que vão encher o Queimódromo, as ruas e salas de espetáculo da cidade até ao dia 11.

Adiados condicionamentos de trânsito na baixa do Porto previstos a partir de segunda-feira

A Câmara do Porto informou esta sexta-feira que foram adiados os condicionamentos de trânsito que estavam previstos a partir de segunda-feira em algumas ruas da baixa devido às obras da Linha Rosa da Metro do Porto.

Obras do metro criam novos condicionamentos ao trânsito na Baixa do Porto

Na sequência das obras da Linha Rosa da Metro do Porto, a circulação rodoviária na Baixa do Porto vai sofrer algumas alterações nas ruas de Mouzinho da Silveira e Ferreiras Borges, mas também na via rodoviária envolvente, já a partir de segunda-feira, informou a Câmara Municipal em comunicado enviado às redações.