Câmara do Porto quer manter Edifício Transparente aberto até 2025

Câmara do Porto quer manter Edifício Transparente aberto até 2025
| Porto
Porto Canal

O futuro do Edifício Transparente, no Porto, continua incerto. A Câmara Municipal e a Hottrade, empresa concessionária do imóvel, chegaram a acordo para estender o prazo da concessão por mais um ano, ou seja, até junho de 2025, avançou, esta quinta-feira, o Jornal de Notícias (JN).

Recorde-se que, o contrato entre as duas entidades acima referidas foi assinado em junho de 2004 com uma validade de 20 anos. Fazendo as contas, o vínculo terminaria no próximo mês.

A extensão da concessão vai ser discutida, na próxima segunda-feira, em reunião do Executivo Municipal. No documento, a autarquia refere que a proposta está em fase de revisão, tendo sido nesse sentido que contactou a entidade concessionária e transmitiu “sobre a sua intenção em prorrogar o contrato".

Segundo o diário, a Hottrade respondeu favoravelmente, contudo defendeu que fica “obviamente na expectativa da informação dos desenvolvimentos do Plano de Ordenamento da Orla Costeira e das decisões de avanços e recuos da Agência Portuguesa do Ambiente”.

Em vigor desde 2021, o Plano de Orla Costeira Caminha - Espinho, identifica 46 áreas críticas e determina o recuo planeado de dezenas de núcleos habitacionais e a proteção da Praia Internacional no Porto, junto ao Edifício Transparente, cuja demolição, tal como mais três dezenas de edifícios, estava inicialmente prevista.

Projetado pelo arquiteto catalão Solà-Morales, o Edifício Transparente foi construído no Porto durante a Capital Europeia da Cultura em 2001, tendo um custo de 7,5 milhões de euros. Pela infraestrutura, a empresa concessionária paga cerca de 12.500 euros mensais.

+ notícias: Porto

Homofobia esconde-se nas ruas do Porto mas é protagonista nas redes sociais

Pela primeira vez, e no aniversário dos 50 anos da liberdade em Portugal, a Câmara do Porto deu um passo, aplaudido por uns e criticado por outros. A fachada dos Paços do Concelho iluminou-se, na véspera desta sexta-feira, com a bandeira LGBTQIA+, para assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Mas entre progressos e uma luta que não se faz apenas no mês de junho, o preconceito ainda existe e persiste? Os portuenses respondem.

PSP abre caminho a desfile de motas no Porto após não o fazer com bicicletas

A PSP vai desobstruir o trânsito para a circulação de motas num desfile solidário no domingo, uma semana depois de não o ter feito num evento com bicicletas, indicou esta sexta-feira o Comando Metropolitano do Porto, após questões da Lusa.

Protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estende-se até sábado

Os cerca de 35 estudantes acampados à porta do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) vão manter-se, pelo menos até sábado, no local, revelou esta sexta-feira à Lusa, Carolina Moreira, da organização.