Chuva deu tréguas, mas os Aliados foram ‘inundados’ por milhares de pessoas

Chuva deu tréguas, mas os Aliados foram ‘inundados’ por milhares de pessoas
Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

O Dia do Trabalhador está a ser celebrado com fervor na cidade do Porto, com a concentração de milhares de pessoas na Avenida dos Aliados, na Baixa do Porto, para reivindicar direitos laborais e homenagear a luta histórica dos trabalhadores.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O dia foi marcado pela chuva e o mau tempo, mas o céu abriu-se para a Avenida acolher um mar de gente, com diversos trabalhadores e sindicalistas a erguerem cartazes e as próprias vozes em prol de melhores condições de trabalho, salários justos e respeito pelos direitos dos trabalhadores.

O Dia do Trabalhador é uma data especial para a cidade do Porto. Em 1974, quando o país acabava de sair de uma revolução que provocou a queda do regime ditatorial milhares foram até às ruas para gritar por liberdade. Os dias passaram mas nem assim a reivindicação perdeu o pulso, com os cravos a dar lugar às bandeiras e cartazes dos sindicatos de trabalhadores. No Porto, o 1.º de Maio é recordado como a consagração do 25 de abril e pelas ruas a abarrotar de união e emoção dos portuenses.

+ notícias: Porto

Homofobia esconde-se nas ruas do Porto mas é protagonista nas redes sociais

Pela primeira vez, e no aniversário dos 50 anos da liberdade em Portugal, a Câmara do Porto deu um passo, aplaudido por uns e criticado por outros. A fachada dos Paços do Concelho iluminou-se, na véspera desta sexta-feira, com a bandeira LGBTQIA+, para assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Mas entre progressos e uma luta que não se faz apenas no mês de junho, o preconceito ainda existe e persiste? Os portuenses respondem.

PSP abre caminho a desfile de motas no Porto após não o fazer com bicicletas

A PSP vai desobstruir o trânsito para a circulação de motas num desfile solidário no domingo, uma semana depois de não o ter feito num evento com bicicletas, indicou esta sexta-feira o Comando Metropolitano do Porto, após questões da Lusa.

Protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estende-se até sábado

Os cerca de 35 estudantes acampados à porta do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) vão manter-se, pelo menos até sábado, no local, revelou esta sexta-feira à Lusa, Carolina Moreira, da organização.