Pela valorização da arte dos jardineiros, nasce a Escola de Jardinagem do Município do Porto

Pela valorização da arte dos jardineiros, nasce a Escola de Jardinagem do Município do Porto
Foto: Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal

Na ótica de valorização do património e das pessoas que dele cuidam, surgiu a Escola de Jardinagem do Município do Porto, que vai dar mais de 200 horas de formação aos jardineiros municipais.

Segundo avança o Município do Porto, a Escola de Jardinagem do Município do Porto vai ser constituída por três percursos performativos e será composta por duas centenas de trabalhadores que vão receber formação em áreas técnicas, tais como o combate de doenças, a manutenção de relvados e a plantação.

O conhecimento é para ser passado dos mais velhos na área para os mais novos.

Desenvolvida pela Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, em parceria com o Departamento Municipal de Espaços Verdes e Gestão de Infraestruturas, a Escola de jardinagem nasce da valorização das artes e ofícios pelo Município e do reconhecimento da necessidade de preservar o conhecimento numa área vital para a cidade como a Jardinagem.

A escola é constituída por três percursos formativos, nas áreas do Arvoredo, Jardins e Viveiro, e integra mais de 90 cursos, totalizando 222 horas de formação, em seis áreas distintas: "formação de integração", destinada aos novos trabalhadores, e formação em reforço de competências ao longo do percurso profissional, nas áreas "comportamental", "técnica", "jurídica", "informática" e "proteção, segurança e saúde".

 

+ notícias: Porto

Homofobia esconde-se nas ruas do Porto mas é protagonista nas redes sociais

Pela primeira vez, e no aniversário dos 50 anos da liberdade em Portugal, a Câmara do Porto deu um passo, aplaudido por uns e criticado por outros. A fachada dos Paços do Concelho iluminou-se, na véspera desta sexta-feira, com a bandeira LGBTQIA+, para assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Mas entre progressos e uma luta que não se faz apenas no mês de junho, o preconceito ainda existe e persiste? Os portuenses respondem.

PSP abre caminho a desfile de motas no Porto após não o fazer com bicicletas

A PSP vai desobstruir o trânsito para a circulação de motas num desfile solidário no domingo, uma semana depois de não o ter feito num evento com bicicletas, indicou esta sexta-feira o Comando Metropolitano do Porto, após questões da Lusa.

Protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estende-se até sábado

Os cerca de 35 estudantes acampados à porta do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) vão manter-se, pelo menos até sábado, no local, revelou esta sexta-feira à Lusa, Carolina Moreira, da organização.