Fernando Sá: "É fundamental que os adeptos marquem a presença"

Fernando Sá: "É fundamental que os adeptos marquem a presença"
| Desporto
Porto Canal

Primeira classificada da fase regular do campeonato, vencedora da Taça de Portugal e quarto-finalista da FIBA Europe Cup, a equipa de basquetebol do FC Porto pode conquistar o segundo troféu da temporada este domingo, em Gondomar, onde tem encontro marcado com o Benfica na final da Taça Hugo dos Santos (16h30, RTP2).

Na antecâmara do terceiro desafio em três dias, 24 horas após a vitória diante da Oliveirense (71-62) e 48 depois do triunfo contra a Ovarense (82-67), Fernando Sá perspetiva “um jogo bastante emotivo” frente a um “adversário complicado” em que “a resiliência, o caráter e a personalidade” se sobrepõem ao “cansaço” e em que “o controlo das emoções e a intensidade poderá ditar o vencedor”. “A intensidade, a forma como se executa e a confiança são os fatores mais importantes”, explica o técnico portista.

Fator psicológico
“Vai ser um jogo bastante emotivo em que o controlo das emoções e a intensidade que for colocada dentro do campo poderá ditar o vencedor da final. É mais um título que está em disputa, a Taça Hugo dos Santos, e ambas as equipas querem vencer o troféu.”

Desgaste é secundário
“Nestas finais o cansaço nunca está presente. A resiliência, o caráter e a personalidade dos jogadores tem que se sobrepor a todos os aspetos físicos e só pensaremos no cansaço após o final do jogo. É verdade que vamos fazer três jogos em três dias, jogos muito disputados contra adversários complicados, e teremos que demonstrar aquilo que somos capazes de fazer.”

Foco total
“Temos que estar concentrados no momento defensivo e ter consciência disso em todas as ações ofensivas do Benfica percebendo o objetivo que eles pretendem alcançar, seja através do bloqueio direto ou do jogo interior. A intensidade que colocarmos nessas ações irá ditar o sucesso ou insucesso ofensivo. Se conseguirmos concretizar o que temos vindo a fazer nos últimos jogos, apesar de no ataque por vezes não sermos muito esclarecidos, na defesa fomos muito coesos e isso facilita o nosso jogo ofensivo graças às transições rápidas. É isso que eu espero que os nossos jogadores consigam fazer.”

Poucas novidades
“Neste momento não há grandes surpresas, ainda para mais com a proximidade entre os jogos. Ao terceiro jogo em três dias parece-me que nenhuma das equipas irá apresentar algo surpreendente. A intensidade, a forma como se executa e a confiança são os fatores mais importantes.”

O apoio do Mar Azul
“É muito importante. Estamos na nossa cidade, Gondomar é no distrito do Porto, e para nós é fundamental que os adeptos marquem presença enchendo o Pavilhão Multiusos como têm feito até aqui. Estou certo de que isso irá acontecer.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Salto para a eternidade

O FC Porto venceu a Liga Europa em Dublin há 13 anos.

FC Porto B: Ponto final amargo na temporada

O final da época 2023/24 não foi o desejado para o FC Porto B. No Seixal, três golos sofridos em menos de dez minutos e dois no início da segunda parte ditaram um desaire na última jornada da segunda liga e a queda para a décima posição da tabela classificativa. Romain Correia e um autogolo de Gustavo Marques construíram o marcador portista (5-2).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.