EVS. 100 anos “vigorosos” de um dos clubes mais tradicionais do Porto

EVS. 100 anos “vigorosos” de um dos clubes mais tradicionais do Porto
Porto Canal
| Desporto
Porto Canal

De 1924 a 2024. O Estrela e Vigorosa Sport (EVS), clube portuense no número 604 da rua com o mesmo nome, na freguesia de Paranhos, celebra neste 30 de abril o seu centenário, numa cerimónia que contou com um hastear de bandeira e que juntou dezenas de pessoas.

Também conhecido como ‘Clube das Cavadas’, este que é um dos mais tradicionais clubes portuenses, tem hoje em dia para lá de uma dezena de modalidades. O EVS nasce da fusão entre o “Estrela Sport Clube” e o “Vigorosa Sport Club”, num ano em que nascia também Mário Soares, era fundada a marca de automóveis Mercedes-Benz e os Jogos Olímpicos de Verão realizavam-se em Paris.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Sediado na zona das Antas, o Estrela e Vigorosa Sport começou por dedicar-se ao futebol, mas nove anos depois, em 1933, acabaria por deixar a modalidade. Além do futebol, espreitou outros desportos. É “um dos clubes fundadores das Associações do Porto de Andebol, Basquetebol, Voleibol e Ténis”, pode ler-se no ‘website’ oficial do clube.

Em 1936 torna-se no primeiro clube da cidade do Porto a ter um campo de hóquei em patins. Além destas modalidades (hóquei em patins, andebol, basquetebol, voleibol e ténis), naqueles primeiros anos do EVS era também possível praticar ginástica infantil, hóquei em campo, atletismo e tiro.

A oferta desportiva continuou a crescer, passando a dispor de andebol feminino, desporto automóvel, badminton, ballet, karate, voleibol feminino, aeróbica, dança e ginástica de manutenção.

Dois anos depois da Revolução dos Cravos em Portugal, um novo marco para o Estrela e Vigorosa Sport, com a construção do pavilhão e dos ginásios anexos, “que permitiu um alargar da oferta desportiva, não só dentro do próprio clube como também a outras colectividades através da cedência dessas instalações”, refere o clube.

Já em 1984 é reconhecido como Instituição de Utilidade Pública, numa altura em que também o campismo e o pólo aquático integravam a oferta desportiva do clube. Dez anos depois era criada a Secção de Desporto Adaptado (Paralisia Cerebral). O ano 1995 revela-se também muito importante para o EVS, com “o alargamento do apoio à Deficiência Mental, nas modalidades de Atletismo e Futebol, e Motora, nas modalidades de Ténis e Basquetebol em cadeira de rodas”.

É nesses anos que se dá a “construção de um pavilhão (indoor) para a prática do Ténis, com dois campos em terra batida”, o que “permitiu optimizar as condições de treino e lazer para praticantes (iniciação, aperfeiçoamento, competição) e sócios”, pode ler-se no ‘website’ do clube.

Atualmente, o Estrela e Vigorosa Sport é um clube onde se pode praticar ténis, andebol, hóquei, ballet, acrobática, kung fu, karaté, hip hop, zumba, kick boxing, ioga, gym for kids entre outras modalidades de fitness.

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "No FC Porto, jogamos sempre finais"

A disputa pelo terceiro lugar da edição 2023/24 do campeonato nacional vai ter um capítulo final no Minho, onde SC Braga e FC Porto se vão defrontar na última jornada (sábado, 20h30, Sport TV). Na Pedreira, “o desempenho coletivo” será “o mais importante” e é determinante que as armas estejam afinadas para mais um jogo que é “para ganhar”, como todos “independentemente da competição e do momento da época”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.