Do século XIX até à atualidade: Uma viagem de moliceiro pela ‘Veneza’ portuguesa

Do século XIX até à atualidade: Uma viagem de moliceiro pela ‘Veneza’ portuguesa
Lusa
| Norte
Porto Canal

Mas afinal o que são os barcos moliceiros e de onde surgiram? Porque se tornaram tão importantes para a cidade de Aveiro? E que valor cultural tem para a região?

Estas são algumas das questões colocadas pelos mais curiosos sobre estes passeios pelos canais da ‘Veneza’ portuguesa.

Surgindo no século XIX, os barcos moliceiros eram embarcações utilizadas como auxílio na apanha do moliço, uma alga que ajudava na fertilização dos terrenos agrícolas.

Estas embarcações tradicionais e repletas de história apenas existem e navegam na Ria de Aveiro.

Atualmente, os barcos moliceiros tornaram-se uma fonte de atração turística para o município de Aveiro.

É através de passeios nestas embarcações, com a duração de 45 minutos, que os visitantes conseguem ver e passar pelos principais quatro canais de Aveiro, como é o caso do côjo, central, das pirâmides e são roque.

Além disso conseguem ainda observar e apreciar os diversos edifícios de arte nova, o bairro dos pescadores e as salinas de Aveiro.

Os barcos moliceiros foram inscritos para serem reconhecidos como património cultural imaterial em 2022. Um dos elementos que se tornou durante o passar dos anos, um ícone de identidade cultural da ´Veneza Portuguesa’ e que agora quer ficar eternizado na história do país.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.