Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"
Catarina Cunha e Pedro Diniz
| Desporto
Catarina Cunha e Pedro Diniz

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O dia das meias-finais da competição mais importante de clubes no futebol de formação é também uma data marcante para os cerca de 200 adeptos portistas que saem da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, em direção ao Colovray Sports Centre à espera da passagem da equipa de Sub-19 à final.

O espaço foi criado em 1994 por José Maria Silva, um adepto natural de Vila Nova de Famalicão que tem “sangue azul” por influência da mãe, e batizado de “Rui Filipe” devido ao facto de a inauguração ter coincidido com a morte do malogrado jogador.

“Rui Filipe foi o que marcou o primeiro golo do Penta, ficou sempre no nosso coração. Um bom jogador, um jogador à Porto que sofria pelo FC Porto e por isso fizemos essa homenagem”, contou o portista.

As paredes da infraestrutura estão pintadas com recordações das vitórias do clube e fotografias que remetem para a Invicta, uma forma de atenuar a saudade da terra natal e do clube do coração.

Para a primeira decisão europeia, as expectativas são altas – “o FC Porto vai ganhar, é muito superior e amanhã vai ser vista a força do clube” – e apoio não irá faltar, já que “muita gente vai faltar ao trabalho para estar presente”. Afinal de contas, “é uma oportunidade quase única de ver o FC Porto, então há muita juventude que vai”. Entre os mais novos está Lucas, neto do proprietário, que “ficou em casa com dores de garganta para ir ver o jogo”, confessa o avô.

A distância não elimina o amor à camisola e “quem é portista tem sempre o FC Porto no coração”, é isso que “movimenta” estes adeptos e os faz estar “mais alegres do que outros”: “O que nos deixa satisfeitos é que, mesmo perdendo, vemos que quem enverga a nossa camisola luta até ao fim”, continua o responsável pelo espaço em Lausanne.

Caso se confirme a presença da equipa no derradeiro encontro, algo de que José Silva está “convencido”, vai poder contar com a sua presença e não só: “Podem contar com o FC Porto Lausanne porque vou lá estar com o Red Bull fresco e o champanhe para eles fazerem a festa. Que lutem pelo FC Porto porque vale a pena ser jogador deste clube”, conclui.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".